Metodologia de Ensino de Matemática
O especialista em Metodologia do Ensino de Matemática desenvolve saberes e fazeres pertinentes à docência, para o Ensino Fundamental e Médio; o especialista pesquisador, com formação em matemática ou em outras áreas, amplia e implementa pesquisas direcionadas ou relacionadas, ao ensino e a educação matemática. O objetivo do curso é desenvolver saberes e fazeres necessários à prática docente em Matemática. Compreender o pensamento matemático como decorrente da relação entre homem, sociedade, cultura e natureza. Ampliar as referências metodológicas para o ensino da Matemática. Desencadear mudanças na prática pedagógica em educação matemática, e não apenas propagar e desenvolver conhecimentos já existentes. Incitar a criatividade, a partir dos estudos da história, das novas tendências e do olhar filosófico que permeia o ensino e a educação matemática. Instigar a pesquisa em educação matemática. Conceder, desde que as exigências acadêmicas do curso sejam realizadas (cumpridas), o título de especialista em Metodologia do Ensino da Matemática, aos que têm Formação em Nível Superior completa.
MODALIDADE ON-LINE: Na modalidade on-line os estudos são desenvolvidos a distância em um período de 12 meses: 10 meses para realizar os estudos de cada disciplina (uma por mês) e 2 meses para apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e realizar uma Avaliação Presencial do Curso.
Para realizar os estudos, o Pós-Graduando recebe gratuitamente os materiais didáticos (Caderno de estudos) em seu endereço postal e desenvolve todas as atividades avaliativas e de interação na Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para cada disciplina o Pós-Graduando conta com o acompanhamento pedagógico de um Professor-Tutor On-line que atende diariamente via Ambiente Virtual de Aprendizagem, telefone e e-mail.
MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: Na modalidade semipresencial os estudos são desenvolvidos em, aproximadamente, 12 meses: 10 meses para os estudos das disciplinas e realização das avaliações nos encontros presenciais (1 encontro por mês) e 2 meses para apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O Pós-Graduando recebe gratuitamente os materiais didáticos (Caderno de estudos) nos encontros presenciais e seus estudos são orientados e acompanhados por um Professor-Tutor.
Os dias da semana para ocorrência dos encontros presenciais são definidos pelas instituições parceiras e o cronograma de cada turma fica disponível na Plataforma Virtual de Aprendizagem. Entre um encontro e outro, o aluno conta com o acompanhamento pedagógico de um Professor-Tutor On-line que atende diariamente via Plataforma Virtual de Aprendizagem, e e-mail.
Licenciados em Matemática que tenham interesse em atuar no Ensino Fundamental e Médio.
Matriz curricular
1 Metodologia do Trabalho Científico – 40h
2 Estruturas Curriculares – Inter e Transdisciplinaridade – 40h
3 Educação Especial e Inclusão Escolar – 40h
4 Tendências Atuais do Ensino e Aprendizagem de Matemática e os PCNs – 40h
5 Matemática Lúdica – 40h
6 Didática da Matemática – 40h
7 Matemática Significativa – 40h
8 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem – 40h
9 Educação em Direitos Humanos na Educação Básica – 40h
10 Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo Científico – 40h
DISCIPLINA(S) OPTATIVA(S)
Metodologia do Ensino Superior – 40h
Tipo de graduação:
Pós Graduação
Modalidade:
EAD/Semipresencial
Duração:
12 meses - 400h