Educação Especial Para Licenciados Em Pedagogia
Resolução de Autorização nº 001-13/2016
- *Caso já tenha cursado a licenciatura do curso, é possível realizar a convalidação de disciplinas e cursar em menor tempo.
- EAD semipresencial de verdade, com tutor no polo para coordenar atividades em sala e tirar dúvidas.
- Flexibilidade para estudar onde e quando quiser.
- Conclusão de uma nova disciplina a cada 4 semanas.
- Receba gratuitamente todo o material didático, impresso e digital.
- Plataformas online para auxiliar o seu aprendizado e atendimento ao aluno.
O curso de licenciatura em Educação Especial visa formar professores com competências e habilidades para o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais. A licenciatura em educação especial fornece ferramentas necessárias para formação específica na área, proporcionando os conhecimentos necessários para qualificar o atendimento à demanda de alunos com necessidades especiais em todos os níveis de ensino. Caso já tenha cursado a licenciatura do curso, é possível realizar a convalidação de disciplinas e cursar em menor tempo. No curso, o aluno poderá contar com auto estudo e encontros presenciais uma vez por semana. Além disso, o curso possui professores e tutores preparados e matriz curricular atualizada.
A licenciatura em Educação Especial para formados em Pedagogia (EAP), possibilita a atuação como professor na educação básica, junto ao atendimento educacional especializado. O profissional, ao cursar licenciatura em Educação Especial, será capaz de atuar como segundo professor ou como professor de salas de recursos multifuncionais, atendendo às especificidades de alunos com necessidades especiais.
O profissional pode atuar na docência desenvolvida para educandos deficientes. Atuando em escolas de ensino regular, oferecendo em sala de aula recursos multifuncionais aos alunos com deficiência física, intelectual, auditiva, visual, transtorno do espectro autista, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades/superdotação.
O curso oferece os recursos e a metodologia necessária para o habilitar a dar aulas. Proporcionando ao aluno competências, como, a articulação, e dos conhecimentos pedagógicos fundamentais para a didática.
Grade Curricular
1º Semestre
– Perspectivas Profissionais
– Sociedade, Educação e Cultura
– Contexto Histórico-Filosófico da Educação
– Psicologia da Educação e da Aprendizagem
– Políticas Educacionais
2º Semestre
– Metodologia Científica
– Educação e Diversidade
– Educação Inclusiva
– Língua Brasileira de Sinais – Libras
– Prática Interdisciplinar: Introdução à Pesquisa
3º Semestre
– Comunicação e Linguagem
– Teorias e Práticas do Currículo
– Educação de Jovens e Adultos
– Educação e Tecnologias
– Prática Interdisciplinar: Escola e Sociedade
4º Semestre
– Organização do Trabalho Pedagógico
– Fundamentos da Educação Especial: Aspectos Históricos, Legais e Filosóficos
– Estratégias de Leitura
– Superdotação e Altas Habilidades
– Prática Interdisciplinar: Fundamentos da Educação Especial
5º Semestre
– Estágio Curricular Obrigatório I – Salas de Recursos Multifuncionais
– Psicomotricidade
– Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e Letramento
– Deficiência Física: Fundamentos e Metodologias
– Fundamentos da Neurofisiologia e Neuropsicologia
– Prática Interdisciplinar: Vivências Educativas na APAE ou Salas de Recursos Multifuncionais
6º Semestre
– Estágio Curricular Obrigatório II – Aten. Edu. Espec. nos Anos Iniciais do Ensino Fundam.
– Tópicos Especiais
– Transtornos do Neurodesenvolvimento
– Deficiência Intelectual: Fundamentos e Metodologias
– Deficiência Auditiva: Fundamentos e Metodologias
– Prática Interdisciplinar: Práticas Inclusivas na Educação Especial
7º Semestre
– Estágio Curricular Obrigatório III – AEE nos Anos Finais do Ensino Fundamental
– Licenciatura em Foco
– Deficiência Visual: Fundamentos e Metodologias
– Deficiência Múltipla: Fundamentos e Metodologias
– Diagnóstico, Planejamento e Avaliação na Educação Especial
– Prática Interdisciplinar: Oficinas Pedagógicas na Educação Especial
8º Semestre
– Projeto de Ensino em Educação
– Acessibilidade e Tecnologias Assistivas
– Gestão Educacional
– Infância e Saúde
– Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva
– Prática Interdisciplinar: Relações Interpessoais no Atendimento a Pais/Responsáveis