Resolução n° 051/2018, de 03/10/2018
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O curso de bacharelado em Nutrição tem como objetivo principal formar um nutricionista para atuar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e nutrição se apresentam fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde para a prevenção e tratamento de doenças de indivíduos ou grupo populacionais de forma ética, humanista e crítica.
Ao cursar Nutrição o profissional torna-se capacitado para atuar com alimentação coletiva, nutrição clínica, saúde coletiva, docência, indústria de alimentos, nutrição em esportes ou no marketing na área de alimentação e nutrição. Dentre as atividades que podem ser desempenhadas pelo profissional de nutrição podemos apontar atividades de alimentação e nutrição realizadas nas unidades de alimentação e nutrição, como restaurantes, hotéis, entre outros, em hospitais e clínicas, em políticas e programas institucionais, em academias e clubes esportivos, entre outros. Além disso, o profissional pode atuar na docência, com atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionadas à alimentação e à nutrição.
Nutrição clínica: Prestando assistência na dieta dos indivíduos, buscando restaurar a saúde nutricional de pessoas que tenham a saúde debilitada, bem como manter o bom estado nutricional de pacientes que sejam saudáveis.
Indústria de alimentos: Controlando a produção de qualidade, desenvolvendo o treinamento de funcionários, os testes de degustação de pratos e novos produtos, e ainda prestando uma consultoria de empresas do setor.
Nutrição esportiva: Planejando cardápios nutritivos que visem aumentar o rendimento dos atletas e atendam suas necessidades nutricionais individuais.
Saúde coletiva: Promovendo a saúde por meio de campanhas, pesquisas, programas e atendimento em nutrição. Ou em conjunto com profissionais de outras áreas.
Escolas: Planejando o cardápio, avaliando se ele está sendo aceito pelos alunos e funcionários.
Marketing na área de alimentação e nutrição: Participando de projetos e elaborando materiais educativos ou técnico-científicos sobre produtos, coordenando pesquisas relacionadas ao setor, participando de testes de receitas, entre outros.
Gastronomia: Atuando no controle de qualidade e das condições de higiene do estabelecimento, bem como, na preparação e criação de novos cardápios sempre visando oferecer uma alimentação funcional e nutritiva.
Ensino: Atuando em sala de aula, lecionando cursos técnicos ou de graduação, bem como em especializações em cursos de gastronomia e nutrição.
O curso tem como objetivo formar profissionais com conhecimentos científicos, humanos, críticos e reflexivos, que visa à segurança alimentar em todas as áreas do conhecimento em que a alimentação e a nutrição se apresentem fundamentais para a recuperação da saúde.
Grade curricular
1º Semestre
– Perspectivas Profissionais
– Sociedade e Meio Ambiente
– Primeiros Socorros
– Formação Integral em Saúde
– Epidemiologia
2º Semestre
– Metodologia Científica
– Bioquímica Básica e Metabolismo
– Anatomorfofisiologia do Sistema digestório, endócrino, urinário e reprodutor
– Fisiopatologia Geral
– Seminário Interdisciplinar: Introdução à Pesquisa
3º Semestre
– Introdução à nutrição
– Anatomorfofisiologia do Sistema Tegumentar e Locomotor
– Técnica e dietética
– Anatomorfofisiologia do Sistema Cardiorrespiratório e Nervoso
– Seminário interdisciplinar: Biossegurança em Saúde
4º Semestre
– Relações microrganismos e hospedeiros
– Análise de Alimentos
– Nutrição Humana
– Avaliação Nutricional
– Seminário interdisciplinar: Ciclos de Vida Aspectos Biopsicossociais
5º Semestre
– Tecnologia de Alimentos
– Controle Higiênico Sanitário
– Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional
– Nutrição Materno-Infantil
– Seminário interdisciplinar: Aspectos psicológicos e comportamentais da alimentação
6º Semestre
– Educação Alimentar e Nutricional
Planejamento alimentar nos ciclos da vida
Planejamento e Gestão de UAN
Nutrição no estresse metabólico
Estágio I: Saúde Coletiva
7º Semestre
– Tópicos Especiais
– Nutrição Clínica: TGI e DCNT
– Nutrição e exercício físico
– Direitos Humanos e Cidadania
– Estágio II: Alimentação Coletiva
8º Semestre
– Temas contemporâneos em nutrição clínica e alimentação coletiva
– Desenvolvimento e Liderança
– Psicologia Geral e do Desenvolvimento
– Trabalho de Graduação (TG) (TG/Projeto Ensino)
– Estágio III: Nutrição Clínica