Psicopedagogia Clínica e Institucional
O psicopedagogo é um profissional habilitado para trabalhar com indivíduos, grupos ou instituições de ensino, que tem por objeto de estudo o ser humano e seus processos de aprendizagem. Está sempre atento à forma como o estudante aprende, intervindo nas dificuldades, transtornos e distúrbios de aprendizagem. O objetivo do curso é formar especialistas para o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas às dificuldades de aprendizagem, que auxiliem na problemática do fracasso escolar, dentro de uma perspectiva clínica e institucional, voltada para a formação de um trabalho que contribua com o processo de investigação e pesquisa das questões institucionais, educacionais e sociais, voltados para: – Planejar, intervir e avaliar o processo de aprendizagem, mediante a utilização de instrumentos e técnicas psicopedagógicas. – Possibilitar ao futuro profissional a utilização de métodos e técnicas psicopedagógicas de observação, análise e intervenção. – Atuar na formulação e implementação de políticas públicas e privadas relacionadas às dificuldades de aprendizagem. – Atuar na gestão e coordenação de serviços de Psicopedagogia em instituições de ensino público e privado. – Realizar assessorias e consultorias nos campos de conhecimento da Psicopedagogia Clínica e Institucional.
MODALIDADE ON-LINE: Na modalidade on-line os estudos são desenvolvidos a distância em um período de 18 meses: 16 meses para realizar os estudos de cada disciplina (uma por mês) e 2 meses para apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e realizar uma Avaliação Presencial do Curso.
Para realizar os estudos, o Pós-Graduando recebe gratuitamente os materiais didáticos (Caderno de estudos) em seu endereço postal e desenvolve todas as atividades avaliativas e de interação na Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para cada disciplina o Pós-Graduando conta com o acompanhamento pedagógico de um Professor-Tutor On-line que atende diariamente via Ambiente Virtual de Aprendizagem, telefone e e-mail.
MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: Na modalidade semipresencial os estudos são desenvolvidos em, aproximadamente, 18 meses: 16 meses para os estudos das disciplinas e realização das avaliações nos encontros presenciais (1 encontro por mês) e 2 meses para apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). O Pós-Graduando recebe gratuitamente os materiais didáticos (Caderno de estudos) nos encontros presenciais e seus estudos são orientados e acompanhados por um Professor-Tutor
Os dias da semana para ocorrência dos encontros presenciais são definidos pelas instituições parceiras e o cronograma de cada turma fica disponível na Plataforma Virtual de Aprendizagem. Entre um encontro e outro, o aluno conta com o acompanhamento pedagógico de um Professor-Tutor On-line que atende diariamente via Plataforma Virtual de Aprendizagem, telefone e e-mail.
O curso é dirigido a profissionais graduados em Pedagogia, Licenciaturas e Psicologia que sentem a necessidade de aprofundar conhecimentos relacionados aos processos de aprendizagem e não aprendizagem do sujeito.
Matriz curricular
1 Metodologia do Trabalho Científico – 40h
2 Introdução à Psicopedagogia – 40h
3 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem – 40h
4 Desenvolvimento Psicomotor – 40h
5 Transtornos Globais do Desenvolvimento – 40h
6 Dificuldades de Aprendizagem – 40h
7 Teoria e Prática da Psicopedagogia Institucional – 40h
8 Teoria e Prática da Psicopedagogia Clínica – 40h
9 Linguagem e Fonoaudiologia em Psicopedagogia – 40h
10 Linguagem e Ludicidade na Infância – 40h
11 Letramentos Múltiplos na Alfabetização – 40h
12 Desenvolvimento da Linguagem Escrita – 40h
13 Matemática Significativa – 40h
14 A construção do Pensamento Lógico-Matemático – 40h
15 Estágio Clínico Institucional – 100h
16 Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo Científico – 40h
DISCIPLINA(S) OPTATIVA(S)
Metodologia do Ensino Superior – 40h
Tipo de graduação:
Pós Graduação
Modalidade:
EAD/Semipresencial
Duração:
18 meses - 700h